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Cadastramento e Atualização de Cursos

Cadastro do curso. O que é?

É a atividade realizada pela  Extranet,  em  que  o  Coordenador  envia  uma  relação  de  documentos  de  um  curso  afeto  ao  Sistema  Confea/Crea  (Engenharias, Agronomia e Geociências) para as verificações necessárias e devida inserção na base de dados de cursos cadastrados pelo Crea-PR. Também importante destacar que determinado curso pode ser na modalidade “Presencial” ou “EAD”, contudo, no Crea-PR, caso exista essas duas modalidades de um curso ofertado, será considerado como 2 (dois) cursos distintos.Quais são os documentos necessários para o Cadastro de um curso?Se a Instituição de Ensino já solicitou (protocolo) do pedido de reconhecimento junto ao sistema oficial de ensino brasileiro (MEC) e a primeira turma ainda não colou grau, deverão ser apresentados os seguintes documentos para cadastramento:

• Projeto Pedagógico do Curso – PPC (completo e em arquivo único);

• Ato de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento do curso, publicado na imprensa oficial (caso o curso já tenha sido reconhecido);

• Comprovante / protocolo do processo de reconhecimento do curso no e-MEC (para cursos de graduação ainda não reconhecidos);

• Ata de colação de grau da primeira turma (para cursos de graduação ainda não reconhecidos, mas já com turma formada);

• Ato de credenciamento ou recredenciamento da instituição de ensino para a oferta de ensino a distância (para cursos EaD)

Atenção: cada solicitação deverá ser apresentada APENAS uma versão do PPC (COMPLETA e em ARQUIVO ÚNICO). Na ocasião do primeiro cadastramento do curso deverá ser apresentado APENAS  a  versão  do  PPC  que  estiver  relacionada  a  primeira  turma  de  egressos;  as  demais  versões  deverão  ser  apresentadas  exclusivamente  mediante  atualização  cadastral,  após  a  aprovação  do  cadastramento  pelo Plenário.

 

Por que devo cadastrar um curso no Crea?

Para viabilizar o registro profissional do egresso de forma rápida (até 2 dias aprox.) sem depender de análises de outras instâncias no Conselho. Esta ação de cadastro de um curso na Extranet, serão apresentadas telas orientativas dos documentos necessários para inserção no sistema, além de informações de preenchimento de campos específicos.

Qual é a importância do cadastro de curso?

 O cadastrado de curso no Conselho é fundamental para viabilizar o registro profissional do egresso, pois quando da solicitação do pedido de registro profissional será verificada algumas informações, além do PPC apresentado pelo egresso em comparação com a versão do PPC cadastrada atualmente no Crea-PR. 

Caso a versão do PPC do curso cadastrado seja a mesma com aquela apresentada pelo egresso, o registro profissional será concedido em até 2 (dois) dias aproximadamente, porém, se o PPC do curso não estiver cadastrado (versão do PPC cadastrada) no Crea o registro passa ser analisado por outras instâncias no Conselho que poderão ter o prazo de até 120 (cento e vinte dias).

 

Qual é o impacto de um curso não cadastrado no Crea?

O principal impacto de um curso não cadastrado está no prazo para o egresso possuir o seu registro profissional, e estritamente correlacionado na sua entrada no mercado de trabalho, ou seja, poderá influenciar nas questões de interesse profissional deste egresso.

Como enviar os documentos para cadastro de um curso?

Através da Extranet, Menu Instituição de Ensino e Submenu Cadastrar curso. Deverá ser apresentada APENAS uma versão do PPC (COMPLETA e em ARQUIVO ÚNICO) por solicitação, considerando que a análise é individual. Na ocasião do primeiro cadastramento do curso deverá ser apresentado APENAS a versão do PPC que estiver relacionada a primeira turma de egressos, e as demais versões deverão ser apresentadas mediante atualização cadastral. Crea-PR | 1ª edição | 2023 43 Manual Orientativo aos Coordenadores _ Instituição de Ensino.

Atualização de cadastro do curso. O que é?

É a atividade realizada pela Extranet, em que o Coordenador envia uma relação de documentos para atualização de um curso afeto ao Sistema Confea/Crea (Engenharias, Agronomia e Geociências). 

Quais são os documentos necessários para a Atualização de Cadastro de um curso?

Se a Instituição de Ensino já solicitou (protocolo) do pedido de reconhecimento junto ao sistema oficial de ensino brasileiro (MEC) e a primeira turma ainda não colou grau, deverão ser apresentados os seguintes documentos para atualização de cadastramento: 

• Projeto Pedagógico do Curso – PPC (completo e em arquivo único); 

• Ato de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento do curso, publicado na imprensa oficial (caso o curso já tenha sido reconhecido); 

• Comprovante / protocolo do processo de reconhecimento do curso no e-MEC (para cursos de graduação ainda não reconhecidos); 

• Ato de credenciamento ou recredenciamento da instituição de ensino para a oferta de ensino a distância (para cursos EaD). Esta ação de atualização de cadastro de um curso na Extranet, serão apresentadas telas orientativas dos documentos necessários para inserção no sistema, além de informações de preenchimento de campos específicos.

 

Por que devo atualizar o cadastro de um curso no Crea?

Quando do pedido de registro de um egresso, o Crea irá realizar a verificação documental, em especial a comparação do histórico escolar a versão do PPC cadastrado no Crea, com finalidade de viabilizar o registro profissional do egresso de forma rápida (até 2 dias aprox.) sem depender de análises de outras instâncias no Conselho. 

Qual é a importância de atualização cadastral do curso?

A atualização cadastral de curso no Conselho é fundamental para agilizar o registro profissional do egresso, pois quando da verificação das informações do curso e também serão realizadas as comparações do histórico escolar apresentado pelo egresso com a versão do PPC. Essa comparação será essencial para garantir um registro profissional em aproximadamente 2 dias. 

Caso as disciplinas do histórico escolar, ementa e suas respectivas cargas horárias sejam diferentes da versão do PPC cadastrado no Crea, o registro profissional deixa de ocorrer administrativamente (em 2 dias) e passar a tramitar por outras instâncias no Crea. Tais tramitações em instâncias desse registro profissional podem chegar em até 120 (cento e viste dias), e poderão ultrapassar esse período em determinados casos. Por isso, manter a versão atualizada do PPC contribui significativamente para a concessão de um registro profissional de forma muito mais célere. 

 

Como enviar os documentos para atualização de um curso?

Através da Extranet, Menu Instituição de Ensino e Submenu Atualização cadastral de curso, utilizando o login e senha específicos do curso.

Deverá ser apresentada APENAS uma versão do PPC (COMPLETA e em ARQUIVO ÚNICO) por solicitação, considerando que a análise é individual. Na ocasião do primeiro cadastramento do curso deverá ser apresentado APENAS a versão do PPC que estiver relacionada a primeira turma de egressos, e as demais versões deverão ser apresentadas mediante atualização cadastral.

 

Atualizado em

28/08/2023

às

19h04